terça-feira, 24 de junho de 2008

GRUPO 4


MAMÍFEROS




INTRODUÇÃO


Nós neste trabalho vamos falar dos animais mamíferos onde vamos abordar o seu habitat a sua reprodução, quais os animais que estão em via de extinção e a sua alimentação.
Vamos fazer uma história em que os animais vão sofrer um naufrágio e vão acabar numa ilha paradisíaca.
Nós no princípio começamos por pesquisar em livros e na Internet, depois fomos passar a nossa pesquisa para um computador que a escola E.B. 2/3 de Real nos disponibilizou.
E por fim fizemos a história para o nosso livro.




CARACTERÍSTICAS


-Tem um corpo coberto de pêlos

-Corpo com a temperatura constante

-São inteligentes, com cérebro grande

-Respiram por pulmões

-As crias alimentam-se de leite materno



A família dos felídeos



Os felídeos são os mais carnívoros entre os carnívoros. Possuem dentes para rasgar e cortar, mas não para mastigar. Os seus corpos flexíveis foram feitos para a corrida, e as garras aguçadas são armas formidáveis.
Excepto quanto ás diferenças de dimensões, os felinos são todos muito semelhantes uns aos outros. A leoa que vagueia pelos matos de África é apenas uma versão grande de um pequeno gato doméstico. É por causa dessas semelhanças que todos pertencem a família dos tigres, jaguares, leopardos, chitas, caracais, linces, cervais, ocelotes e vários gatos selvagens de menores dimensões.
Os gatos domésticos dividem-se em dois grupos principais: de pêlo curto e de pêlo comprido.
Os gatos de pêlo curto incluem o gato-birmabês, o gato-de-mame, os abissímos e os siameses.
Estes foram originalmente criados na Tailândia onde eram considerados sagrados. O castigo pelo roubo de um gato-siamês era morte. Os gatos de pêlo comprido incluem os diferentes tipos de gatos-persas e angoras.
As Américas são particularmente ricas em felídeos, alguns dos quais só aí se encontram. O jaguar da América do Sul é o mais feroz e maior dos felídeos Americanos. É indomesticável e pode atacar os humanos. O puma, também denominado leão-da-montanha, é outro dos que se encontram apenas na América. O ocelote da América do sul é mais pequenote do que os anteriores.Os felídeos não vêem na escuridão total, mas no escuro conseguem muito melhor do que as pessoas. No fundo dos olhos encontram-se uma camada reflectora que devolve a luz de volta ás células sensíveis, aumentado, o efeito provocado no cérebro pelas fracas luminosidades .



ESPÉCIES MAIS AMEAÇADAS DO MUNDO


Zebra - da - montanha Africa - do - sul

Rinoceronte - de - Java Ilha de Java

Rinoceronte – de - samantra Malásia

Rinoceronte – da - Índia Norte da Índia, Nepal

Rinoceronte branco África

Rinoceronte negro África

Veado do padre David Em cativeiro

Javali anão Norte da Índia, Nepal

Búfalo Indiano Noroeste da Índia

Panda gigante China

Jaguar América do sul e central

Baleia azul Indico, pacífico


VÁRIOS ANIMAIS

Lémingue

O lémingue é um animal muito prolífico. Cada fêmea pode gerar várias ninhadas por ano e nem sequer no Inverno usa o seu processo de reprodução. A espécie ais conhecida é o lémingue-da- Noruega ou da tundra, muito conhecido pelas suas abundâncias cidicas e pelas imigrações que realiza. Estes pequenos roedores reúnem-se periodicamente em grandes grupos para se deslocarem em busca de alimentos. Muitos deles morrem de fome. Muitos deles morrem de esgotamento ao atravessar a nado os rios ou fiordes e outra grande parte é apanhada pelos predadores.


Como se orientam os cetáceos:

Provas cientificas têm demonstrado que, para se orientarem, os cetáceos utilizam o sistema de localização por eco. O golfinho, por exemplo, emite sinais ultras sónicos muito agudos, cujo eco regressa depois de ter chocado com um obstáculo. Além disso, tem um alto na frente, chamado melão, que se encarrega de receber o dito som. Para alem de se orientarem, os cetáceos empregam este sistema para procurar alimento.


Castores:

A actividade dos castores é muito intensa durante a noite. Durante o dia descansam e ás vezes saíam do seu abrigo para apanhar sol na borda dos rios ou sobre o monte de ramos. O instinto construtor manifesta-se muito cedo nas crias do castor, identificando-se ao chagar o Outono. No verão os castores constroem refúgios temporários que logo abandonam.

Ratazanas e outros roedores:

Os ROEDORES são os mamíferos mais numerosos e os que se encontram mais espalhados por todo o mundo. Existe uma enorme variedade de espécies, ao todo mais de 1700. As três variedades principais assemelham-se respectivamente aos ratos, as cobaias e os esquilos. Encontram-se em todo mundo, do Árctico á Austrália, e vivem em todo os tipos de habitat, desde túneis subterrâneos a árvores.
Entre si, têm estilos de vida muito diferentes mas a maioria alimenta-se de vegetais e tem hábitos nocturnos. Os roedores são geralmente pequenos e compactos e têm dentes incisivos aguçados.

A sua alimentação

Em todo o mundo, os roedores consomem quantidades enormes de plantas de toda a espécie, incluindo raízes subterrâneas, caules, sementes recolhidas do solo e oleaginosas apanhadas no cimo nas árvores. Muitos também se alimentam de vermes e insectos e alguns pássaros. O rato-pescador, como o nome indica encontra quase toda a sua alimentação nos rios, lagos e lagoas.


Veados

Os veados da Virgínia vivem nos bosques e nas matas de corte.
Também lhes chamam veados de cauda branca, porque ao sentirem-se ameaçados erguem a cauda, que no interior é muito branca, o que assinala a sua posição.
A cor da pelagem varia consoante as estações do ano: avermelhada no Verão e acastanhada – acinzentada no Inverno.

Os pandas são oriundos das montanhas da china. O bambu que eles adoram, existe em abundância. Os pandas vivem normalmente sozinhos e não como outros pandas.
Esfregam o rabo nas árvores para deixarem o seu odor e dizerem aos outros pandas que este é o seu território


Leopardo

O leopardo é um dos grandes felinos que melhor embosca as suas presas. Silencioso e furtivo, aproxima-se até escassos metros da vítima sem que está se aperceba da sua presença e costuma leva-la para o alto de uma árvore, a fim de pô-la a salvo de outros predadores. O leopardo caçador é considerado o mais rápido dos animais terrestres.


Os leões

Quando nascem, as crias dos leões bebem leite da mãe. Enquanto são pequenas, as mães dão-lhes parte da carne que conseguem arranjar. Entre os dois e os três anos de idade aprendem a caçar e a arranjar comida para se sustentarem sozinhos.
É a mãe, a leoa, que os ensina.


Os javalis

Depois de décadas de ausência do nordeste transmontano, o javali parece ter regressado em força, como o comprovam as frequentes queixas dos agricultores, nas culturas de quem estes suínos saciam o apetite voraz de que são dotados. Animal furtivo e difícil de observar por parte o homem, a sua identificação é contudo muito fácil, mais não seja pelas suas parecenças com o porco doméstico: silhueta compacta e poderosa, membros curtos e fortes, ausência aparente de pescoço e cabeça grande e afunilada, conferindo-lhe um aspecto sólido e resistente. A pelagem, entre o cinzento escuro e o negro nos adultos, é constituída por pêlos mais ou menos compridos - as cerdas - que exalam um forte odor. A pelagem é mais densa no Inverno, apresentando um subpêlo rijo e denso que não se observa nos porcos domésticos. Até aos cinco/seis meses de idade tem uma pelagem amarelada, com riscas horizontais de cor castanho-claro no dorso. Os machos chegam a medir 150 cm e a ultrapassar os 100 kg de peso; as fêmeas, de menores dimensões, medem entre120 e140 cm e pesam cerca de 80 kg.
O javali apresenta uma actividade essencialmente crepuscular e nocturna. Durante a maior parte do ano verifica-se e existência de dois grupos sociais distintos, um constituído por fêmeas com crias e juvenis de ambos os sexos e outro por machos adultos e sub-adultos, que apenas se aproxima do grupo de fêmeas e jovens na época da reprodução. Ocorre por vezes a presença de machos adultos solitários.
Tal como o porco doméstico, também o javali é um animal omnívoro, mas sobretudo herbívoro; assim, os elementos constituintes da sua dieta são frutos, raízes, bolbos, tubérculos, partes aéreas de pequenas plantas, larvas de insectos, pequenos vertebrados (ratos, lebres, coelhos), ovos e mesmo cadáveres de outros animais. Regista-se no entanto uma preferência nítida por bolotas, castanhas e cereais, o que produz necessariamente incompatibilidades com a exploração agrícola. Em termos de habitat, esta espécie necessita sobretudo de dois elementos: extensas zonas de abrigo - essencialmente constituídas por matos cerrados - e presença de água.
Tem os sentidos da audição e do olfacto bem desenvolvidos, ao contrário da visão. Tem também um paladar excepcional, chegando a distinguir diferentes qualidades de batatas.
A época da reprodução é entre Novembro e Janeiro. A gestação tem uma duração de 110 a 130 dias, ocorrendo pois os nascimentos entre Fevereiro e Abril. Cada fêmea tem uma a duas ninhadas por ano, sendo cada uma delas constituída por duas a sete crias. Tanto os machos como as fêmeas atingem a maturidade sexual com 8 a 10 meses de idade.
Em cativeiro podem atingir a idade de 20 anos, mas em liberdade vivem apenas um máximo de 8-10 anos, sendo a caça a principal causa de mortalidade.


A raposa

A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento. A pelagem é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retrácteis. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm, e um peso entre 5 a 10 kg. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.
É um animal com uma actividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos mamíferos - coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insectos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados. Os desperdícios humanos são também procurados em épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos. Consome cerca de 500 g de alimento por dia. O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades. Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.
A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses. A ninhada - uma por ano - é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos. Vive um máximo de 9 anos.


Coelho

O coelho -comum é um animal extremamente sociável que vive em pequenas colónias formadas por varias famílias.
Escavador muito activo, constrói tocas com inumaras galerias, saindo sobretudo ao amanhecer para alimentar-se.
É uma espécie muito prolífica que a caça e, há alguns anos, a mixomatose têm vindo a dizimar.


Tigre

O tigre esta ameaçado de extinção em quase todo o lado, mau grado a sua imensa área de distribuição que abarca toda a Ásia temperada e tropical. Precisa de extensos territórios de caça, ripes em presas de grande tamanho , bem como de refogios seguros para poder reproduzir-se, graças ao facto de não temer a água, tem-lhe sido possível refugiar-se em zonas de difisil acesso, como os sundarbans do delta do Ganges.
A família do tigre não é numerosa e o mais frequente é cada casal ter duas crias.
Os filhotes começam a caminhar com cerca de 20 dias, entre o quinto e o décimo -segundo dia.
Com oito semanas começam a roer pedaços de carne que a mãe lhes leva.
Por essa mesma altura iniciam as suas esplorações dos arredoras dos cuvil vão acompanhados da mãe cada vez até mais longe, até que finalmente não regressem.
O tigre está ameaçado de extinção em quase todo o lado, mau grado a sua imensa área de distribuição que abarca toda a Ásia temperada e tropical. Precisa de extensos territórios de caça, ricos em presas de grande tamanho, vem como de refúgio seguros para poder reproduzir-se, graças ao facto de não temer a água, tem-lhe sido possível refugiar-se em zonas de difícil acesso, como os sundarbans de delta do Ganges.
A família do tigre não é numerosa e o mais frequente é cada casal ter duas crias. Os filhotes começam a caminhar com cerca de vinte dias, depois de terem aberto os olhos entre o quinto e o décimo segundo dia. Com oito semanas começam a roer pedaços de carne que a mãe lhes leva . por essa mesma altura iniciam as suas explorações dos arredores do covil.
Vão acompanhando a mãe cada vez até mais longe, até que finalmente não regressam.

O lobo
Embora cace quase sempre sozinho, o lobo vive em alcateia. O número de animais em cada alcateia parece variar entre 3 a 5 indivíduos no fim do Inverno e entre 7 a 10 animais no Verão, após o nascimento dos lobachos. Estas alcateias parecem ser compostas por dois animais reprodutores, por outros animais adultos e subadultos (descendentes ou não do par reprodutor) e pelos lobachos que nascem em cada ano.
As deslocações efectuam-se em geral durante a noite, período durante o qual os lobos são mais activos. Durante o ciclo de 24 horas, têm dois períodos de maior actividade, que coincidem com o anoitecer e o amanhecer.
A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e dos vários tipos de pastoreio presentes em cada região. As principais presas selvagens do lobo são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, o cavalo e a vaca. Ocasionalmente também mata e come cães e aproveita cadáveres que encontra.
As suas tocas são buracos situados em zona de vegetação densa, debaixo de rochas, em grutas ou aproveitando e alargando tocas de raposa. As lobas parem uma ninhada por ano, após um período de gestação de cerca de 2 meses. As crias, entre 3 e sete indivíduos, nascem com os olhos fechados e têm inicialmente necessidade constante dos cuidados maternais. Por volta dos 11 a 15 dias de vida, abrem os olhos, mas só começam a ver relativamente bem já com várias semanas de idade. Nesta fase, as crias têm os seus movimentos bastante limitados, só movimento-te apenas junto à toca e com a progenitora sempre na sua proximidade. Vivem um máximo de 15 anos
Ao contrário do que se pensa, o lobo não é perigoso para o homem, sendo bem mais verdade o contrário. Durante o século XIX, os lobos eram numerosos em Portugal, estando presentes em praticamente todo o território nacional. Contudo, já no início do século XX era visível o seu declínio e apesar do actual estatuto de conservação do lobo, os estudos até agora realizados sugerem que a sua população continua a diminuir Portugal. Às causas históricas do seu declínio, como sejam a perseguição directa e a das suas presas selvagens pelo Homem, acrescem, nos últimos anos, as alterações de habitat (devido sobretudo à destruição da floresta) e a diminuição do número de cabeças de gado (devido ao abandono da pastorícia tradicional). Embora protegido por lei, o lobo é capturado e morto ilegalmente, verificando-se, inclusivamente, o abate de lobitos nas tocas. Isto resulta do ódio que o lobo desperta por atacar os animais domésticos. De facto, a escassez de presas naturais, provocada pela excessiva pressão cinegética sobre os cervídeos e pela destruição do seu habitat, leva a que, de facto, os lobos por vezes ataquem os animais domésticos. No entanto, em áreas onde as presas naturais abundam, os prejuízos provocados pelo lobo no gado são quase inexistentes., sendo provavelmente responsáveis por muitos dos ataques a animais domésticos incorrectamente atribuídos ao lobo.

Algumas perguntas sobre os mamíferos

Sabias que os pandas quando nascem são minúsculos?

R:O panda gigante quando bebé tem apenas o tamanho de um rato à nascença.
Nem sequer possui as marcas negras existentes e tem os olhos fechados, mas consegue gritar muito alto.






As baleias assassinas atacam mesmo animais muito maiores?

R:A baleia é aparentada com o porco-do-mar e outras baleias.
Come peixe, lulas, pinguins, focas, leões marinhos e até porco-do-mar.
Sabe-se que um grupo de baleias assassinas atacam uma baleia muito maior, como a grande baleia azul, que é a maior de todos os mamíferos.

Porque é que as girafas têm o pescoço cumprido?


As girafas têm o pescoço para que possam avistar os seus inimigos rapidamente.
Com o seu pescoço cumprido e as longas pernas, a girafa é a mais alta de todo os animais. Como é tão alta, uma girafa avistar inimigos quando ainda estão muito longe.

Porque é que os leões caçam em grupo?

A maior parte dos leões vivem em grupos familiares de loas, crias e dois ou três machos. São as leoas que caçam: trabalhando em equipa, conseguem apanhar mais presas do que estivessem sozinhos. Quando matam uma presa, o resto da família aproxima-se para comer.

Como vivem os ursos polares numa terra de gelo e neve?

R: Na sua maioria os ursos polares vivem sozinhos e vagueiam sobre a neve ou lençóis de gelo flutuantes em busca de comida. As focas são a sua principal fonte de alimento.

Como é a vida de um hipopótamo?

R: De manha volta para a água permanece fresco e húmido todo o dia. À noite vai para a terra e depois vai pastar para os campos.

As girafas emitam sons?

R: Já alguma vez ouviste uma girafa a produzir um ruído num jardim zoológico? Provavelmente não. A girafa é um animal que quase nunca emite sons, mas de vez em quando pode ouvir-se o seu chamamento.

O que é que os pandas gostam de comer?

Os pandas gostam de comer ervas e rebentos de bambu.
Adoram os novos rebentos de bambu que nascem na Primavera.
Num jardim zoológico os pandas também comem maças e milho doce. No seu ambiente selvagem os pandas comem aves pequenas, as cobras e peixes do rio.

Como os elefantes usam as presas?

As presas dos elefantes podem ser armas ou ferramentas úteis. Quando lutam por uma fêmea, um deles pode ameaçar os outros mostrado as presas ou balançando-as para as espetar no outro.
O mais frequente é os elefantes usarem as presas para arranjarem comida ou água.
Arrancam os arbustos e as árvores que comem enforcando as presas contra eles e depois puxam-nas com a tromba.








Nenhum comentário: